17 de set de 2011

Aplicação dos Principais Ácidos, Bases, Óxidos e Sais

Entenda onde e como os principais compostos químicos são utilizados.

Ácidos: São compostos covalentes que reagem com água (sofrem ionização), formando soluções que apresentam como único cátion o hidrônio, H3O1+ (ou, conforme o conceito original e que permanece até hoje para fins didáticos, o cátion H1+).

Principais ácidos: Ácido sulfúrico (H2SO4), ácido fluorídrico (HF), ácido clorídrico (HCl), ácido cianídrico (HCN), ácido carbônico (H2CO3), ácido fosfórico (H3PO4), ácido acético (H3CCOOH) e ácido nítrico (HNO3).

Aplicação: Os ácidos se fazem muito presentes em nosso cotidiano, estão presentes até mesmo na nossa alimentação, como por exemplo, nas frutas cítricas encontramos os ácidos cítrico e ascórbico (vitamina C). Ele também é usado na fabricação de papel, corantes, explosivos e é utilizado nos fertilizantes, entre outros.


Bases: São compostos capazes de se dissociar na água liberando íons, mesmo em pequena porcentagem, dos quais o único ânion é o hidróxido, OH-.

Principais Bases: Hidróxido de sódio (NaOH), Hidróxido de cálcio (Ca(OH)2), Hidróxido de magnésio(Mg(OH)2) e  Hidróxido de amônio (NH4OH).

Aplicação: É usada em indústrias, laboratórios e está presente em nossas casas em forma de materiais de limpeza, o qual utilizamos em nosso dia-a-dia.


Sais: São compostos que em água se dissociam num cátion diferente de H+ e um ânion diferente de OH-.

Principais Sais: Cloreto de Sódio (NaCl), Fluoreto de sódio (NaF), Nitro de sódio (NaNo3), Nitrato de amônio (NH4NO3), carbonato de sódio (Na2CO3), Bicarbonato de sódio (NaHCO3), Carbonato de cálcio (CaCO3), sulfato de cálcio (CaSO4), Sulfato de magnésio (MgSO4), Fosfato de cálcio (Ca3(PO4)2) e Hipoclorito de sódio (NaClO).

Aplicação: Temos vários tipos de sais, temos os sais utilizados na fabricação de sabões, vidros, efervescentes, soro fisiológico, etc. Além é claro do nosso tão usado sal de cozinha.


Óxidos: São compostos binários (formados por apenas dois elementos químicos), dos quais o oxigênio é o elemento mais eletronegativo.

Principais óxidos: Óxido de cálcio (CaO), Óxido nitroso (N2O), Dióxido de enxofre (SO2), Monóxido de carbono (CO).

Aplicação: São utilizados como alvejantes e também no branqueamento de óleos alimentícios, além de ser usado para se obter procutos químicos e na metalurgia do aço. Os óxidos são muito poluentes e um dele, o óxido nitroso, pode causar problemas de saúde se for muito inalado.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Populares