27 de set de 2011

Benefícios e Malefícios da Química - Introdução


A química está em nosso dia-a-dia querendo ou não. Ela faz parte do que começou com a simples curiosidade do homem que sempre quis entender essa tal química.

A química, quando bem utilizada, traz muitos benefícios para nós e o que nos rodeia... Você já parou para pensar que ela está presente até nesse computador que você usa? Porém, nem sempre o homem soube utilizar suas descobertas químicas com sabedoria.

Desde os primórdios, o homem deseja entender os fenômenos físicos e químicos, como o calor por exemplo, e manipulá-los de acordo com sua necessidade. O frio não foi criado pela química, mas o domínio do fogo, uma solução que pode-se dizer essencialmente química, só foi possível após o entendimento, mesmo que parcial, dos mecanismos de sua existência e funcionamento.

A palavra "Química" é, algumas vezes, empregada para fazer referências à coisas ruins, mas não é bem assim. As pessoas acreditam que a Química está em produtos perigosos, tóxicos, venenosos e em drogas. Isso é verdade, pois ela está nestes compostos também. No entanto, não é somente aí que ela se encontra.

Até as frutas tem química e não é só nelas que a química está presente. No entanto, a química que se faz referência, é a química dos agrotóxicos e fertilizantes utilizados para o cultivo de frutas de climas diferentes em nosso clima tropical. Além da necessidade do combate à pragas e parasitas.

Sendo assim, pode-se perceber que a Química está em quase tudo que se ver e até em muitas coisas que não podem ser vistas. E o grande desenvolvimento de diversas áreas é devido diretamente ou indiretamente à Química como ciência. Esta ciência pode ajudar a construir um mundo melhor, como também pode auxiliar para o extermínio deste em que vivemos.

Armas químicas como Sarin, gás mostarda e VX, ou então, armas nucleares como bombas atômicas ou bombas de hidrogênio podem destruir tanto a população da Terra, como todo o planeta. É sabido que o armamento nuclear existente no mundo, atualmente, daria para destruí-lo diversas vezes. Como se isso fosse possível, pois depois da primeira destruição quem estaria aqui para destruí-lo as outras vezes?

A Química como ciência tem grande responsabilidade sobre o mundo, como visto anteriormente. E é a partir da sua utilização que poderá sair soluções para problemas enfrentados por todos nós. A Química interligada com a Biologia, com a Geologia, ou com a Física ganha cara nova e pode ser de grande ajuda para por exemplo, o meio ambiente, que cada vez é mais valorizado.

A partir disso, pode-se tirar uma conclusão errada sobre a Química, pois esta ciência não pode ser tratada e vista como a mais importante, como a ciência que explica quase tudo que vemos e não vemos. Mas, ela deve ser tratada como uma ferramenta para o entendimento e melhoria do mundo em que vivemos, assim como deve ser feito com outras ciências.

Nessa semana, estaremos postando assuntos relacionados aos grandes "marcos" da Química ao longo de sua descoberta. Iremos mostrar seus benefícios e malefícios que marcaram a história da humanidade.

2 comentários:

Anônimo disse...

vlw mesmoo

Anônimo disse...

Otimo, amei *-*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Populares