22/09/2011

A Importância do Balanceamento na Reação Química


Para os químicos, o cálculo das quantidades necessárias de cada reagente para formar um produto tem importância vital. Esse cálculo é chamado de estequiométrico, do grego stoikheîon, elemento, e métron, medida.

Para que possamos fazer corretamente os cálculos estequiométricos de uma reação química é necessário, em primeiro lugar, que a equação que a representa esteja com os coeficientes devidamente acertados. À determinação dos coeficientes de uma equação química damos o nome de balanceamento.

Como se sabe, as reações ocorrem sempre em proporções fica, que podem ser determinadas experimentalmente em laboratório. Todavia, utilizando o modelo atômico de Dalton, podemos determinar as proporções das substâncias nas reações químicas, sem precisarmos realizá-las experimentalmente.

Embora existam modelos mais avançados para explicar a constituição da matéria, o modelo de Dalton é suficiente para expor e prever a estequiometria das reações químicas. Segundo esse modelo, nas reações ocorrem rearranjos dos átomos que formam as substâncias. Por isso, os átomos dos reagentes são os mesmo dos produtos, ou seja, a quantidade de átomos de cada elemento químico presente nos reagentes será igual à quantidade de átomos desse elemento nos produtos.

Se considerarmos uma reação química genérica entre as substâncias A e B, formando as substâncias C e D, podemos representá-la pela seguinte equação:


Nessa equação, as letras minúsculas representam os coeficientes de proporcionalidade de cada substância na referida reação química. Não há nada perdido nem criado na equação. O balanceamento só equaliza a quantidade de material que entra com o que sai. Se estiver desigual, o balanceamento foi feito de modo errado ou a equação não é possível.

Por exemplo, se em certa transformação entrarem 3 moléculas de oxigênio, obrigatoriamente existirão 3 moléculas de oxigênio do outro lado da equação.

Obs: Vale lembrar que em uma equação química os sinais e a seta em um significado diferente dos sinais representadas pela Matemática. O sinal + representa que as substâncias foram colocadas em contato, e a seta -> indica que há transformação, produzindo outras substâncias (produtos).

Para conhecer mais sobre o balanceamento e como fazê-lo, dê uma olhada no site InfoEscola clicando aqui.
Bibliografia: Química & Sociedade, Editora Nova Geração, Vários Autores

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Populares